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Código de Ética e Conduta

NOSSO CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA 

A Ética é o ideal de conduta humana que orienta cada pessoa sobre o que é bom e correto e o que deveria assumir, orientando sua vida em relação a seus semelhantes, visando ao bem comum. A Ética no trabalho orienta não apenas o teor das decisões (o que devo fazer) como também o processo para a tomada de decisão (como devo fazer).

Cada indivíduo tem o seu próprio padrão de valores. Por isso, é importante que cada colaborador faça sua reflexão de modo a compatibilizar seus valores individuais com os valores da empresa, estabelecidos no Código de Conduta e Ética.

Wide Educacional S.A (“Wide Educação”), espera que todos, em seu relacionamento com colegas de trabalho, clientes, fornecedores, acionistas e sociedade, ajam de acordo com o Código de Conduta e Ética, ora estabelecido.

Em sua atuação o colaborador deve levar em consideração, ainda, as legislações aplicáveis, os Códigos de Conduta e Ética das categorias profissionais e as normas internas da Empresa.

Diante de situações não previstas, indicamos que seja contatado a área de Administrativa (Alessandra Pasim e Tiago Swidzinski) e/ou seu superior imediato.

 

OBJETIVOS DO CÓDIGO ÉTICA E CONDUTA

Buscar um comportamento ético pautado em valores incorporados por todos, por serem justos, pertinentes e de conhecimento comum.

Ser uma referência para a conduta pessoal e profissional de todos os colaboradores da Wide, independentemente do cargo ou função que ocupem, de forma a tornar-se um padrão de relacionamento interno e com os seus públicos de interesse: acionistas, clientes, empregados, sindicatos, parceiros, fornecedores, prestadores de serviço, concorrentes, sociedade, governo e comunidades onde atua.

Reduzir a subjetividade das interpretações pessoais sobre princípios morais e éticos.


NOSSA HISTÓRIA

A Wide ganhou vida como Ampla em 2007. Desenvolvendo projetos totalmente customizados em Educação Corporativa, mudou o paradigma do mercado ao estudar profundamente os públicos de cada projeto, os conteúdos e as competências que precisavam ser formadas.

Nesses 13 anos de operação, já treinamos mais de um milhão de profissionais em 130 empresas clientes, distribuindo diariamente mais de cinco terabytes de conteúdos via internet e satélite, com o objetivo de alavancar a aprendizagem e os resultados das organizações.

Experiências de aprendizagem personalizadas e eficazes que transformam pessoas, empresas e a sociedade.

 Conheça mais em www.wideedu.com.br 

1. Em que acreditamos

Nosso Propósito: Criar experiências de aprendizagem personalizadas, desenvolvendo soluções transformadoras e eficazes. 


Nossos Valores:

  • Paixão pelo Desenvolvimento Humano;

  • Olhar transformador;

  • Trabalho colaborativo;

  • Relacionamento transparente;

  • Reconhecimento e valorização da nossa Gente;

  • Respeito à diversidade;

  • Accountability;

  • Conduta Ética.

2. Gestão do Negócio

2.1. Relação com clientes

Cliente satisfeito é o objetivo principal da Wide. Portanto, é princípio básico da nossa empresa servir ao Cliente, com ênfase na qualidade, na produtividade e na inovação, com responsabilidade social e com pleno respeito às leis e regulamentos de cada região.

Os Clientes devem ser atendidos com cortesia e eficácia, sendo-lhes oferecidas informações claras, precisas e transparentes. O Cliente deve obter respostas, ainda que negativas, às suas solicitações, de forma adequada e no prazo esperado.

Deverão ser consideradas como premissas básicas:

  • Não copiar ou repassar quaisquer dados confidenciais de clientes que venha a ter acesso;

  • Ter uma escuta atenta ao ouvir os clientes internos e externos;

  • Tratar com empatia e com entusiasmo;

  • Transmitir segurança e credibilidade em tudo o que faz;

  • Não utilizar termos muito informais, diminutivos ou palavras ofensivas;

  • Não finalizar o contato com o cliente, seja ele interno ou externo, sem que tenha certeza de que sua comunicação foi clara e assertiva.

Todos os colaboradores da Wide devem ter como foco principal de suas ações a satisfação total dos Clientes.

O compromisso com a satisfação dos clientes deve refletir-se no respeito aos seus direitos e na busca por soluções que atendam a seus interesses, sempre em consonância com os objetivos e valores da Wide.


2.2. RELAÇÃO COM FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇO

A Wide contrata fornecedores, prestadores de serviço e terceirizados que zelem pelo sigilo das informações e que não obtenham vantagens inadequadas como decorrência desta relação.  Nenhum compromisso implícito ou explícito em relação à empresa pode ser assumido sem prévia autorização.

A escolha e contratação de fornecedores, prestadores de serviço e terceirizados devem sempre ser baseadas em critérios técnicos, profissionais, comerciais, éticos e nas necessidades da empresa, devendo ser conduzidas por meio de processos pré-determinados, tais como concorrência ou cotação de preços, que garantam a melhor relação custo/benefício.

Priorizaremos fornecedores e parceiros que sejam proativos e solucionadores, tragam visão consultiva, éticos, tenham agilidade, pontualidade de entrega e atendam as normas da Legislação vigente.

É expressamente vedado a todos os colaboradores da Wide efetuar qualquer pagamento impróprio, duvidoso ou ilegal, ou favorecer, pela concessão de benefícios indevidos, fora das práticas usuais do comércio (clientes, fornecedores e concorrentes) em detrimento dos demais.

2.3. CONFLITO DE INTERESSES E VANTAGENS PESSOAIS

Caso um colaborador deseje realizar negócios em nome da Wide com um de seus familiares ou pessoas com as quais seus familiares tenham estreito relacionamento pessoal, ou mesmo com empresas em que tais pessoas sejam sócias, possuem participação relevante em companhias ou exerçam algum cargo de administração, deverá ser autorizado pela Diretoria da Wide. O conflito de interesses ocorre quando um integrante influencia ou pode influenciar uma decisão da Wide que possa resultar em algum ganho pessoal, direto ou indireto, para si, membros da sua família ou amigos. Os colaboradores devem zelar para que suas ações não conflitem com os interesses da Wide, nem causem dano à sua imagem e reputação. Ao tratar com clientes, fornecedores, empresas contratadas ou concorrentes, tanto atuais como potenciais, os colaboradores devem dar prioridade aos interesses da Wide, sempre renunciando a possíveis vantagens pessoais. As transações de negócio devem ser conduzidas de acordo com os interesses da Wide.

Ninguém, seja pessoa física, entidade comercial ou empresa, que tenha relacionamento com algum colaborador da Wide poderá beneficiar-se de maneira inapropriada em razão da posição desse profissional dentro da Wide. Além disso, nenhum colaborador poderá beneficiar-se de sua função na empresa para obter benefícios pessoais. É vetado a todo colaborador o exercício de qualquer atividade que esteja em conflito com os interesses da Wide, como identidade ou similaridade do negócio, superposição do horário de trabalho entre outras, que poderão ser definidas pelos gestores. Devem obrigatoriamente informar aos seus Gestores/Diretores quando alguma atividade particular possa interferir ou conflitar com os interesses da Wide, esclarecendo sua natureza e extensão.

Qualquer colaborador, ou seu dependente, também são proibidos de receber presentes, pagamentos ou outros benefícios por parte de qualquer pessoa física ou jurídica com quem a empresa mantenha relações de negócio.

Os conflitos de interesse podem surgir em diversas situações. Não poderemos citar todas e nem sempre são fáceis de serem identificadas. Em caso de dúvida procure a orientação do seu gestor ou procure a área Administrativa para ajudá-lo a tomar qualquer decisão. Apenas como exemplo, abaixo estão algumas situações em que o colaborador estará diante de um conflito de interesses:

  • Aceitar benefícios, diretos ou indiretos, que possam ser interpretados como retribuição ou para obter posição favorável da Wide em negócios de interesse de terceiros;

  • Sugerir ou aceitar participação, comissão ou qualquer outra forma de remuneração pessoal relacionadas a qualquer transação ou negócio envolvendo a empresa e seus fornecedores, prestadores de serviços, terceirizados, clientes e esfera pública que não estejam devidamente especificadas em sua relação trabalhista;

  • Receber ou solicitar presentes, em seu nome ou no de sua família, que caracterizem comprometimento na operação comercial ou na negociação com fornecedores, clientes ou terceiros com quem a empresa esteja realizando negócios;

  • Aceitar tarefa ou responsabilidade externa que afete o seu desempenho na Wide;

  • Utilizar recurso da Wide para atender a interesses particulares;

  • Manter relações comerciais privadas pelas quais venha a obter privilégios, em razão das suas atribuições na Wide, com empresas clientes, fornecedoras, prestadoras de serviço ou concorrentes da Wide;

  • Contratar familiares, ou solicitar que outro empregado, Cliente ou fornecedor o façam, fora dos princípios estabelecidos de competência e potencial; Utilizar recursos da Wide (apostilas, transparências, informações, computadores, impressoras, equipamentos, horário de trabalho etc.) para atender a interesses particulares;

  • Aceitar convites de caráter pessoal para hospedagem, viagens ou outras atrações que possam gerar danos à imagem e/ou aos interesses da Wide. Convites para eventos cujas despesas sejam custeadas por clientes, fornecedores, terceiros, órgãos governamentais e outros somente poderão ser aceitos se examinados e aprovados por escrito pela Diretoria;

  • Deixar influenciar-se na tomada de uma decisão em consequência de relações pessoais com clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes;

  • Manter relações comerciais privadas com clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes da Wide as quais venham a obter privilégios pessoais em razão de cargo ou função ocupada.


2.4. RELAÇÃO COM CONCORRENTES

A competitividade dos produtos e serviços oferecidos pela Wide deve ser exercida com base na concorrência leal. A empresa utiliza práticas comerciais éticas na sua relação com a concorrência, sempre respeitando as leis de nosso País. Não devem ser feitos comentários que possam afetar a imagem dos concorrentes ou contribuir para a divulgação de boatos sobre eles, devendo o concorrente ser tratado com o respeito com que a Wide espera ser tratada. É expressamente proibido fornecer informações estratégicas, confidenciais ou, sob qualquer forma, prejudiciais aos negócios da Wide a quaisquer terceiros, incluindo, mas não se limitando, aos concorrentes.


2.5. RELAÇÃO COM ACIONISTAS

A Wide está comprometida com a utilização prudente dos recursos financeiros. A empresa age de acordo com as prescrições legais e não mede esforços para manter a atualidade e transparência das informações devidas.


2.6. CUMPRIMENTO LEGAL

As relações da Wide com o poder público são demarcadas pela ética, pela legislação e pela transparência permanente. É dever de todos os colaboradores conhecerem e cumprirem a legislação aplicável às suas atividades vigente no país. As informações para órgãos governamentais devem ser exatas e completas, em total consonância com o cumprimento das leis e das normas vigentes. Diante da ação de órgãos arrecadadores e fiscalizadores, os colaboradores da Wide devem somar esforços para atender às solicitações dos mesmos, disponibilizando as informações solicitadas.


2.7. MARKETING RESPONSÁVEL

As campanhas publicitárias e ações de marketing devem valer-se, exclusivamente, de conteúdos não enganosos, socialmente aceitos, compatíveis com os bons costumes e a livre concorrência, e em conformidade com as leis vigentes.


2.8. RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Os recursos de tecnologia da informação da Wide devem ser utilizados com responsabilidade e de modo coerente com este Código e todas as diretrizes da Wide, incluindo as relacionadas à tecnologia da computação, proteção de dados, informações confidenciais e direitos de propriedade intelectual específicos.

Os recursos de tecnologia da informação incluem todos os equipamentos de informática possuídos, arrendados ou alugados pela Wide, independentemente da localização física, incluindo, mas não se limitando a computadores pessoais (PC's), dispositivos de computadores portáteis (notebooks, tablets, discos de armazenagem), smartphones, servidores de rede, acesso à internet e Intranet e os dispositivos de acesso ao e-mail. Isso inclui, ainda, correio de voz e outros sistemas de voz, e informações obtidas ou baixadas da Internet e/ou difundidas através dela. Todos os recursos de tecnologia da informação da Wide são de propriedade da Wide, incluindo as informações criadas, armazenadas ou transmitidas utilizando tais recursos. A única informação não considerada propriedade da Wide é a obtida durante o uso pessoal limitado dos recursos de tecnologia da informação. Os usuários dos recursos de tecnologia da Informação da Wide não deverão presumir nenhum direito à privacidade pessoal ou confidencialidade ao utilizar esses recursos. A Wide se reserva o direito de monitorar o equipamento, sistemas e atividades de rede, incluindo, mas não se limitando a e-mail, correio de voz, uso da Internet e qualquer informação armazenada, em circunstâncias apropriadas e de acordo com as leis vigentes. Adicionalmente, para a manutenção de operações, segurança, negócios, requisitos legais ou regulamentares, o pessoal autorizado ou prestadores de serviço terceirizado terão acesso irrestrito às informações dos recursos de tecnologia da informação da empresa. A Wide se reserva o direito de cancelar o acesso de qualquer usuário aos recursos de tecnologia da informação a qualquer momento, com ou sem notificação prévia.


2.9.  SOFTWARE PIRATA E CÓPIA NÃO AUTORIZADA

A Lei dos Direitos Autorais proíbe a instalação, cópia, venda ou distribuição de softwares e seus manuais, arquivos de música e vídeo, sem que exista uma licença de uso legalmente constituída, sendo o produto sem essas características identificado como PIRATA. É terminantemente proibida pela Wide, em suas instalações, a utilização de softwares piratas. Qualquer demanda de software na empresa deverá ser efetuada através do setor competente, devendo este software ser instalado somente por funcionários capacitados e contratados para esta atribuição. O uso de software pirata poderá representar a caracterização de falta grave pelo colaborador ou prestador, ocasionando a rescisão de seu contrato de trabalho. Regularmente, o setor que controla o sistema de informática da Wide realizará auditorias e levantamento do sistema/ softwares instalados nos diversos equipamentos em uso. Constatada a existência de software pirata em algum dos equipamentos, este será imediatamente desinstalado.


2.10.  UTILIZAÇÃO DO CORREIO ELETRÔNICO (E-MAIL)

O correio eletrônico é uma ferramenta poderosa de trabalho disponibilizada pela Wide para uso no exercício de suas funções e que, eventualmente, pode também ser utilizada com propósitos pessoais. Convém utilizar com critério. Seja ético e tenha bom senso. Recebemos diariamente piadas, mensagens solicitando ajuda, correntes, mensagens de vírus. Não devemos repassar tudo o que recebemos aos nossos colegas e amigos.

Avalie sempre antes de repassar esses e-mails. Além de desperdiçar seu tempo e ocupar espaço nos servidores, poderá estar propagando vírus para outras pessoas. Nunca encaminhe qualquer mensagem alertando sobre vírus. Se você receber esse tipo de spam, encaminhe-o ao responsável pelo Suporte Técnico de Informática para que o departamento competente primeiro verifique a procedência da informação para em seguida tomar as providências cabíveis. Caso você tenha amigos que lotam a sua caixa postal com mensagens não adequadas, oriente-os sobre as normas da Wide ou peça que encaminhe para um e-mail pessoal.

 

3. NORMA DE CONDUTA PROFISSIONAL

3.1. RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

Todos os colaboradores devem:

  • Cumprir as obrigações do seu cargo com fiel observância da política estabelecida pela empresa;

  • Manter-se adequadamente informados da política da empresa sobre princípios morais, legais e éticos;

  • Agir com rigor quanto à pontualidade e assiduidade;

  • Cumprir com a carga horária estipulada no seu contrato de trabalho. Os horários excedentes de trabalho serão registrados por banco de horas conforme regimento da convenção coletiva e política interna.

  • Comprometer-se com a compensação do banco de horas que deve ocorrer em comum acordo entre o colaborador e o seu gestor, seguindo política interna.

 A confiança e a dedicação à Wide devem nortear as relações com nossos colegas de trabalho. Temos a responsabilidade de tratar-nos com respeito e dignidade. Nenhum indivíduo ou departamento deve permitir que suas prioridades prevaleçam sobre as prioridades da Wide.


4. RELAÇÕES INTERNAS

No ambiente de trabalho a Wide espera dos seus colaboradores comprometimento, muito respeito, espírito de equipe, cordialidade no trato com todos, confiança, humildade e honestidade, independente de posição hierárquica, cargo ou função.

Cada colaborador é responsável por garantir aos demais um ambiente de trabalho livre de insinuações ou restrições de qualquer natureza, evitando-se possíveis constrangimentos.

Em caso de eventual relacionamento entre colaboradores, os envolvidos devem comunicar prontamente a liderança imediata e recursos humanos a fim de analisar se há ou não conflito de interesses.


5. PROTEÇÃO E USO DE ATIVOS - PATRIMÔNIO DA EMPRESA


Os ativos da Wide incluem seu tempo de trabalho e o produto do seu trabalho, bem como os equipamentos, computadores e softwares, informações, marcas e nome da Wide. Esses ativos destinam-se ao uso da Wide, e não ao uso pessoal, sendo assim, o bom senso deve prevalecer.

É preciso valorizar o patrimônio da empresa através de cuidados específicos, determinados para cada equipamento, bem como zelar pela sua correta manutenção, preventiva e corretiva. Compras, vendas, baixas ou alienações devem ser realizadas de acordo com as normas internas.

Não é permitido usar os ativos da Wide em seu benefício pessoal, nem em benefício de qualquer outro, que não o da Wide.

O uso abusivo e indevido de ativos da Wide pode ser considerado furto, e resultar em rescisão do contrato de trabalho ou processo criminal.

O uso dos ativos da empresa deve ser feito mediante permissão de seu gestor, incluindo informações, produtos de trabalho ou marca.

Os sistemas e equipamentos de informática da Wide destinam-se somente ao uso Profissional e, nunca devem ser usados para negócios externos, atividades ilegais, jogo ou pornografia. O colaborador é pessoalmente responsável não somente pela proteção das propriedades da Wide, que lhe são confiadas, como também por ajudar a proteger, de modo geral, o patrimônio da empresa.

O colaborador deve estar alerta para quaisquer situações ou incidentes que possam acarretar perda, uso inadequado ou furto de bens, relatando toda e qualquer irregularidade ao setor de recursos humanos, informando tais situações, tão logo cheguem ao seu conhecimento.


6. REGISTRO DE IMAGENS E VÍDEOS

São proibidas as imagens e vídeos captados por celulares ou videoconferência, salvo quando autorizado pelas Partes.


7. SIGILO DAS INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS

As informações confidenciais da Wide (como estratégias de negócios, projetos ainda não anunciados, resultados de pesquisas, projeções financeiras ou comerciais, estatísticas de vendas, campanhas de marketing, lista de clientes, etc.) não podem ser fornecidas ou divulgadas, sem autorização prévia da Diretoria.

Os colaboradores da Wide não devem compartilhar essas informações com quem quer que seja fora da empresa, inclusive família e amigos, sem expressa autorização da Diretoria.

Todo colaborador é individualmente responsável por manter o sigilo das informações que não sejam de domínio público e não utilizar tais informações para ganho pessoal ou para terceiros. O não cumprimento destas regras poderão configurar-se como crime e serão tratadas na forma da lei. 


8. ANTICORRUPÇÃO

A Wide, bem como seus conselheiros, diretores, colaboradores, agentes ou qualquer pessoa agindo em nome da contratada ou das pessoas anteriormente especificadas não pode:

  1. ter utilizado ou utilizar recursos da companhia para o pagamento de contribuições, presentes ou atividades de entretenimento ilegais ou qualquer outra despesa ilegal relativa a atividade política;

  2. ter realizado ou realizar ação destinada a facilitar uma oferta, pagamento ou promessa ilegal de pagar, bem como ter aprovado ou aprovar o pagamento, a doação de dinheiro, propriedade, presente ou qualquer outro bem de valor, direta ou indiretamente, para qualquer “oficial do governo” (incluindo qualquer oficial ou funcionário de um governo ou de entidade de propriedade ou controlada por um governo ou organização pública internacional ou qualquer pessoa agindo na função de representante do governo ou  candidato de partido político) a fim de influenciar qualquer ação política ou obter uma vantagem indevida com violação da lei aplicável;

  3. ter realizado ou realizar qualquer pagamento ou tomar qualquer ação que viole qualquer lei aplicável; e

  4. ter realizado ou realizar um ato de corrupção, pago propina ou qualquer outro valor ilegal, bem como influenciado o pagamento de qualquer valor indevido.

A Wide deverá ter conduzido seus negócios em conformidade com a legislação anticorrupção aplicável às quais ele pode estar sujeito, bem como ter instituído e mantido, bem como continuar a manter políticas e procedimentos elaborados para garantir a contínua conformidade com referidas normas e por meio do compromisso e da garantia mencionada aqui (conjuntamente denominadas "Obrigações Anticorrupção").

A Wide deverá informar imediatamente, por escrito, detalhes de qualquer violação relativa às Obrigações Anticorrupção que eventualmente venha a ocorrer. Esta é uma obrigação permanente e deverá perdurar até o término do presente instrumento.

A Wide deverá: (a) sempre cumprir estritamente as Obrigações Anticorrupção; (b) monitorar seus colaboradores, agentes e pessoas ou entidades que estejam agindo por sua conta ou em nome de outrem para garantir o cumprimento das Obrigações Anticorrupção; e (c) deixar claro em todas as suas transações em nome do outrem que exige o cumprimento às Obrigações Anticorrupção. 


9.  NORMAS DE CONDUTA PESSOAL

9.1. IMAGEM E REPUTAÇÃO

Os colaboradores têm uma imagem a preservar junto a clientes, fornecedores e comunidade. Por isso, devem sempre oferecer o melhor de si a cada momento, tendo para com todos cortesia, atenção e solicitude, além de mostrar serenidade, eficiência, otimismo e acessibilidade. É fundamental também o cuidado com a imagem pessoal em redes sociais (mensagens, sites de relacionamento, blogs, fotos, vídeos, etc.), visto que os colaboradores mantêm um vínculo com a empresa da qual faz parte.

A Wide entende que cada colaborador é responsável pelo que expõe de si e pelo que é exposto por terceiros. Portanto, é essencial construir uma reputação com cautela e respeito, considerando que as informações se perpetuem no meio virtual de forma inadequada ou desconfortável para os envolvidos.


9.2. CLIMA INTERNO

É incompatível com um ambiente de trabalho saudável e harmonioso qualquer tipo de ofensa, difamação, restrição à liberdade de expressão, discriminação racial, assim como o assédio moral ou sexual.

 

10.  SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade é um valor, e a Wide espera que todos os colaboradores busquem continuamente em suas atividades priorizar produtos, matérias-primas, fornecedores e materiais que estejam de acordo com este conceito.

A Wide também estimula que todos os seus públicos tenham como base no desenvolvimento dos seus negócios, e no dia-a-dia, atitudes que sejam sustentáveis, que contribuam para a reciclagem, a diminuição da geração de resíduos, a economia de água, de energia elétrica, entre outras ações, que serão promovidas eventualmente através de campanhas de conscientização. A atuação da Wide busca atingir níveis crescentes de competitividade e rentabilidade, sem descuidar da responsabilidade social. Esse compromisso se traduz pela valorização dos colaboradores como seres humanos, pela priorização às questões de saúde, segurança e preservação do meio ambiente.

Estímulo à atividade de voluntariado, doações, patrocínios e outras formas de apoio ao desenvolvimento e à melhoria das condições de vida das comunidades onde a Wide está localizada, devem ser praticadas conforme diretrizes traçadas pela Wide.

A Wide não é condescendente com a exploração do trabalho escravo ou infantil, nem com quaisquer outras formas de degradação das condições humanas de trabalho.


11.  GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

11.1. SELEÇÃO E PROMOÇÃO DE PESSOAL

São repudiados quaisquer tipos de discriminação nos processos de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, promoção ou qualquer outro fator que esteja relacionado ao ambiente de trabalho. A ocupação de funções/cargos é sujeita a procedimentos de avaliação, bem como, a processos internos ou externos de seleção, e não pode ser assegurado, antecipado ou arbitrado a ninguém. Toda seleção será encaminhada visando o melhor aproveitamento das pessoas, com critérios justos e racionais.

A área Administrativa priorizará, sempre que possível, a seleção interna, e informará os colaboradores sobre os procedimentos e as respectivas exigências quanto ao perfil e responsabilidades do cargo ou função correspondente.


11.2. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

A Wide acredita que a capacitação de suas equipes é a base para o sucesso, tanto da Wide quanto a de seus colaboradores. O conhecimento é altamente valorizado pela Wide, e esta espera que seus colaboradores o valorizem da mesma forma.

A empresa orienta que todo colaborador treinado e/ou que participa de cursos, deverá repassar ou multiplicar os conhecimentos adquiridos a outros colegas, para que assim o conhecimento seja disseminado, a fim de que seja construído um ambiente mais técnico e produtivo para todos.

Espera-se de todos os colaboradores comprometimento e participação ativa nos cursos, treinamentos e palestras oferecidos. Portanto, busca-se a aplicação prática e imediata dos conhecimentos adquiridos.


11.3. POLÍTICAS ADMINISTRATIVAS DE COLABORADORES

O departamento Administrativo está constantemente atualizando suas políticas, a fim de adequá-las às melhores práticas do mercado e otimizar a gestão interna.

A revisão das políticas e atualização quando necessária ocorre anualmente, ou sempre que surja nova legislação ou necessidade interna.

Todas as políticas e formulários competentes estão disponíveis em sua íntegra no link https://help.wideedu.com.br/kb/politicas para consulta de todos os colaboradores da Wide.

As políticas Administrativas vigentes atualmente são:

  • Código de Ética e Conduta - CO001;

  • Política de Privacidade - PO002;

  • Política da Segurança da Informação - PO003;

  • Política de Utilização dos Cookies - PO004;

  • Política de Resposta à Incidentes - PO005; 


11.4. MOBILIDADE

Adotamos desde 15 de março de 2019, a modalidade de teletrabalho (home office), onde todos os colaboradores passaram a trabalhar remotamente.


12.  RESOLUÇÕES

12.1. DÚVIDAS E VIOLAÇÕES

Estão descritas neste Código de Ética e Conduta as diretrizes de trabalho de nossa empresa. Elas revelam o ideal de uma atuação empresarial focada no conceito de responsabilidade social corporativa, que prioriza a ética e a transparência em todas as suas relações. As diretrizes deste Código permitem avaliar grande parte das situações, e minimizar a subjetividade das interpretações pessoais sobre princípios morais e éticos, mas não detalham necessariamente todas as situações que podem surgir no dia-a-dia de cada colaborador. Assim, em caso de dúvidas na aplicação das diretrizes deste Código, o Gestor ou a Diretoria deverão ser consultados.

O colaborador que violar uma conduta, prática ou política da Wide, ou que permita que um liderado o faça, estará sujeito a ação disciplinar, inclusive a de ser dispensado, com ou sem justa causa. O colaborador que tiver conhecimento de violação a qualquer aspecto deste Código, por parte de qualquer pessoa, deverá levar tal fato ao conhecimento do Gestor de sua área ou da Diretoria.


12.2. LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS 

No que tange aos dados pessoais, a realização das atividades desenvolvidas pela Wide é viabilizada por meio do acesso a plataformas digitais e à informação, que incluem os dados pessoais de Participantes e Beneficiários coletados e mantidos pela Wide. Assim, é fundamental resguardar as operações da Wide relacionadas à Segurança da Informação, bem como a proteção de direitos fundamentais de liberdade e de privacidade de cada pessoa. Portanto, em consonância com a Lei nº 13.709/18 - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e alterações posteriores, os membros dos Órgãos Estatutários da Wide, os Empregados, os Estagiários, os prestadores de serviços e os contratados deverão efetuar o tratamento dos dados pessoais dos Participantes e dos Beneficiários com boa-fé, observando a finalidade para a qual se destinam estes dados e a necessidade deste tratamento. Na condução das atividades da Wide, se for indispensável o compartilhamento dos dados pessoais dos Participantes e Beneficiários a terceiros, o Empregado, membro dos Órgãos Estatutários, Estagiário, prestador de serviço ou contratado deverá se certificar se foram adotados os cuidados com a preservação da confidencialidade destes dados e estrita finalidade para a qual foram compartilhados. Nos demais casos, é terminantemente proibido o compartilhamento dos dados pessoais mantidos pela Wide,


12.3. COMITÊ DE CONDUTA E ÉTICA

O Comitê de Ética e Conduta é constituído por Diretores  e Gestores da empresa, e é responsável por tratar as situações de conflito e ocorrências relacionadas ao não cumprimento deste código. O Comitê receberá todas as dúvidas ou de necessidade de interpretação na aplicação deste Código, de forma direta ou através dos canais de comunicação disponibilizados pela empresa. Nos casos de suspeita de violação a este Código, o Comitê poderá ser chamado a apreciar os fatos, contribuir para o seu esclarecimento e formular sugestões de solução para os problemas eventualmente ocorridos ou existentes. Caberá ainda ao Comitê de Ética promover a discussão e efetuar a revisão periódica deste Código.


12.4. CANAL DE ÉTICA

A Wide disponibiliza aos colaboradores, fornecedores, clientes e demais partes interessadas, um canal de comunicação direto com o Administrativo e confiável para que possam ser relatadas situações identificadas de desvio ao atendimento deste Código.

Sendo assim, caso seja constatada alguma atitude que seja conflitante com este Código, qualquer pessoa poderá acessar este canal e fazer o seu relato, de forma sigilosa, sendo preservada a sua identidade.

Estes canais possuem [PHD8] profissionais capacitados (incluindo psicólogos e advogados), que orientarão as pessoas sobre a forma adequada de comunicar os fatos. Todos os relatos serão tratados pelo Comitê de Ética e Conduta, e terão uma devolutiva de atendimento, preservando a identidade de quem fez o relato. A empresa espera que todos contribuam com a consolidação deste Código, e conta com o empenho de todos na informação de situações que possam estar afetando o atendimento das premissas aqui descritas.

Acesse https://help.wideedu.com.br/kb/politicas/etica ou envie uma mensagem direta ao endereço de e-mail: falecom@wideedu.com.br.



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Para outras informações entre em contato com o DPO: dpo@wideedu.com.br


Updated on 03/01/2022

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